Irina Bokova, Directora Geral da UNESCO, anunciou a designação de 47 cidades de 33 países como novos membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. De Portugal integram a rede, Óbidos no campo da Literatura e Idanha-a-Nova no campo da música.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO classificou as 47 cidades de acordo com os seus 7 campos criativos: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes de media e música.
Do Brasil constam 3 cidades:
- Belém (Gastronomia);
- Santos (Filmes);
- Salvador da Bahia (Música).
De Espanha participam, Barcelona (Literatura), Burgos e Dénia (Gastronomia).
Lançado em 2004 e que agora compreende 116 membros internacionais, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem por objectivo promover a cooperação internacional com e entre as cidades empenhadas em investir em criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, promovendo a inclusão social e a vitalidade cultural.
Irina Bokova declarou que: “A Rede de Cidades Criativas da UNESCO representa um imenso potencial para afirmar o papel da cultura como facilitador do desenvolvimento sustentável. Gostaria de agradecer às novas muitas cidades e seus países que estão a enriquecer a rede com a sua diversidade “.
A UNESCO celebra em 2015 o 10.º aniversário da Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
Ao aderirem à rede, as cidades comprometem-se a colaborar e desenvolver parcerias com vista à promoção da criatividade e das indústrias culturais, para partilhar as melhores práticas, reforçar a participação na vida cultural, e em integrar a cultura nas estratégias e planos de desenvolvimento económico e social.
A próxima reunião da Rede de Cidades Criativas está prevista para Setembro de 2016 em Östersund na Suécia.
