Ryanair assina acordo com Pilotos Italianos e dá bom sinal a Portugal

Logo da Associação Italiana de Pilotos Aéreos (ANPAC)A Ryanair confirmou que assinou um acordo de reconhecimento do Sindicato ANPAC (Associação Italiana de Pilotos Aéreos), que passará agora a ser o único órgão representativo dos pilotos que trabalham para esta companhia aérea nas suas bases em Itália.

Este acordo surge após extensas negociações com a ANPAC desde o anúncio da Ryanair em Dezembro de que estaria disposta a reconhecer os sindicatos para fins de negociações colectivas e assim evitar as greves que estavam agendadas para o Natal e fim de ano.

A companhia aérea de baixo custo assinalou a importância deste acordo com a ANPAC, pois tem em Itália actualmente 80 aeronaves da sua actual frota de 400, aproximadamente 20% dos quadros de pilotos, e um plano de expansão ambicioso para o calendário de Inverno 2018/2019 com 37 novas rotas a partir de 10 aeroportos italianos.

A Ryanair espera que este acordo com a ANPAC conduza a boas negociações com a recém-eleita Comissão Representativa de Trabalhadores no sentido de assinar um Acordo de Trabalho Colectivo para os pilotos empregados directamente nas suas bases em Itália.

Eddie Wilson, Responsável pelos Recursos Humanos da Ryanair mostrou-se satisfeito com o acordo que se segue ao assinado com o BALPA (Reino Unido) em Janeiro, assinalando que em conjunto representam mais de 45% dos pilotos da companhia e sinalizou o bom progresso com os sindicatos noutros países da União Europeia, incluindo Portugal, que segundo ele espera assinar mais acordos nas próximas semanas e meses.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .