Ryanair fecha base de Glasgow e muda rota até Lisboa para Edimburgo

Ryanair apresenta 11 novas rotas de Edimburgo incluindo Lisboa com fecho de GlasgowA Ryanair indicou que vai fechar a sua base no aeroporto de Glasgow International na Escócia a partir de Novembro de 2018. Actualmente a companhia aérea low cost tem uma aeronave baseada na cidade escocesa empregando cerca de 300 funcionários. Durante o calendário de verão, a Ryanair vai disponibilizar 23 rotas desde Glasgow, incluindo Lisboa, Alicante, Gran Canaria e Málaga.

Com o fecho da base previsto para a programação de Inverno 2017-2018, o aeroporto de Glasgow International (situado a 16Km do centro da cidade) passará a ter apenas três rotas: Dublin, Wroclaw e Cracóvia. No entanto a Ryanair também continuará a operar a partir do aeroporto Glasgow Prestwick que se situa a 51Km do centro da cidade escocesa, para Alicante, Faro, Fuerteventura, Lanzarote, Málaga, Malta, Rzeszow e Tenerife Sul.

A decisão de encerrar a base em Glasgow International levou a Ryanair a transferir algumas rotas para Edimburgo, incluindo as ligações para Derry, Lisboa, Sofia, Riga e Berlim. A capital escocesa passará assim a oferecer um total de 45 rotas, incluindo Berlim, Derry, Gotemburgo, Hamburgo, Lisboa, Memmingen, Riga, Sevilha, Sofia e Tallinn.

A Ryanair lamentou o fecho da base em Glasgow que atribuiu ao aumento contínuo das taxas APD (Air Passenger Duty), esperando que os planos do governo escocês que pretende substituir a APD por uma taxa de partida mais barata seja aprovada pela União Europeia.

Publicado em Companhia Aérea, Low Cost nos temas , , .