Cerca de mais meio milhão de passageiros usaram o aeroporto de Manchester em Janeiro de 2017 em comparação com igual mês do ano passado, fazendo com que esta infra-estrutura aeroportuária continue a bater todos os recordes de crescimento durante a temporada de Inverno. A subida de 17.7% em Janeiro, conjugado com um crescimento excepcional em Dezembro e Novembro de 2016, significa que o aeroporto recebeu 25.9 milhões de passageiros nos últimos 12 meses, o suficiente para entrar no top 20 da Europa, destronando Estocolmo-Arlanda na Suécia.
Quais são os 3 aeroportos de Espanha e Reino Unido que estão no Top 20 Europeu
O aeroporto de Manchester (MAG) está agora atrás de Oslo e Palma de Maiorca no ranking europeu, que estão em 19º e 18º, respectivamente. Esta alteração significa que o Reino Unido junta-se a Espanha como um dos dois únicos países europeus com três aeroportos no top 20 europeu. Os outros aeroportos espanhóis presentes no Top 20 europeu são o de Barcelona El Prat (7º) e Adolfo Suárez Madrid–Barajas (6º), os do Reino Unido são o Londres Heathrow (1º) e Londres Gatwick (8º).
Como está a crescer o 3º maior aeroporto do Reino Unido
O crescimento do MAG foi impulsionado por novas rotas e maior capacidade para uma grande variedade de destinos, incluindo a nova rota para Pequim com a Hainan Airlines, a passagem para o A380 nos 3 voos diários da Emirates desde o Dubai, juntamente com o aumento de capacidade nas rotas de curta distância para Espanha (mais 37.5% de passageiros anuais), França (+28.5%), Itália (+30.1%) e Polónia (+ 63.6%).
Charlie Cornish, CEO do MAG afirmou: “Para Manchester, entrar nos 20 maiores aeroportos da Europa é um marco significativo e que nos coloca entre as principais gateways do continente, em termos de número total de passageiros, destinos disponíveis e de aeronaves a operarem nessas rotas.”
O aeroporto continua a ter ampla capacidade para crescer nas suas duas pistas e está a disponibilizar capacidade para novas ligações, alargando a sua influência numa área cada vez maior, ao longo do norte, para a Escócia e Midlands. A própria companhia aérea portuguesa TAP vai passar a operar 2 voos por dia de Lisboa a Manchester a partir de 11 de Junho. Os passageiros também estão a escolher cada vez mais Manchester como um ponto de entrada no Reino Unido constituindo uma alternativa a Londres.