A praia dos Galapinhos encostada à Serra da Arrábida em Setúbal (Portugal) é uma das mais bonitas da Europa segundo a avaliação dos European Best Destination em 2017. O acesso não é propriamente fácil e ganha dificuldade acrescida durante o Verão pela grande afluência de veraneantes ao conjunto de praias da Arrábida.
Características da Praia dos Galapinhos
A praia dos Galapinhos tem cerca de 300 metros de areal e uma mar extremamente calmo que parece uma piscina. As areias são finas e brancas e a água do mar muito transparente.
É uma zona balnear semi-natural, pois está integrada no Parque Natural da Arrábida mas já tem alguns serviços como aluguer de toldos e espreguiçadeiras, vigilância com nadador-salvador, embarcações do tipo gaivota para passeios na baía e um pequeno bar que vende bebidas frescas e sandes.
Como chegar a esta praia de Setúbal
Com o plano da Câmara de Setúbal “Arrábida sem carros” é proibida a circulação de veículos automóveis entre a praia da Figueirinha e a praia do Creiro entre 1 de Junho e 15 de Setembro das 07h00 às 20 horas. Se pretende visitar a praia dos Galapinhos durante este período o melhor é apanhar o vaivém gratuito, de 20 em 20 minutos, entre ambas as praias, com paragens nas várias zonas balneares existentes neste percurso.
Para se descer até à praia existem dois percursos disponíveis:
- Descer através da escadaria que dá acesso à praia dos Galapos, e que está assinalado com uma placa do Restaurante o João. Uma vez no areal seguir para a direita atravessando um conjunto de rochas. Note que este percurso é possível aquando da maré vazia. Existe a promessa de um passeio pedonal que à data desta publicação ainda não existe;
- A cerca de 250 metros da descida para a praia dos Galapos, existem dois caminhos em terra batida a partir da estrada alcatroada que conduzem directamente à praia dos Galapinhos. Estes caminhos são bastante irregulares e não aconselháveis para pessoas com mobilidade reduzida.
Mapa:
Video de uma das praias mais bonitas da Europa
Video filmado no inicio do mês de Maio.