OMT elogia Indonésia pela isenção de visto para 169 países

2 barcos na ilha de Bali na IndonésiaA Organização Mundial do Turismo (OMT) das Nações Unidas manifestou o seu total apoio à decisão do governo da Indonésia de conceder isenção de visto para os cidadãos de 169 países, incluindo Portugal. A medida deverá atrair o turismo internacional até ao país através da simplificação dos procedimentos de viagem.

A pesquisa realizada pela OMT e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), mostra que a facilitação de vistos nas economias da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) poderá criar entre 333.000 a 654.000 novos postos de trabalho num período de três anos.

A política de isenção de visto é válida para uma estadia máxima de 30 dias, não tem nenhuma restrição sobre o número de visitas por ano, e não é extensível nem convertível em qualquer outra autorização de permanência. Os cidadãos dos países isentos de visto podem entrar na Indonésia em qualquer um dos 124 pontos de verificação de imigração que o país possui.

“A Indonésia está a dar um bom exemplo ao mundo. A OMT saúda a decisão do governo da Indonésia, que reflecte claramente o compromisso do país com o desenvolvimento do sector do turismo como motor do crescimento económico, emprego e bem-estar para seu povo”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

A OMT tem defendido extensivamente os benefícios de viagens seguras e transparentes como um meio para promover o desenvolvimento do turismo e multiplicar os benefícios sócio-económicos do sector.

De acordo com o Relatório da OMT/WTTC sobre o Impacto de Facilitação de Vistos em países membros da ASEAN, esta associação de nações ganharia seis a dez milhões de chegadas de turistas internacionais adicionais devido à melhoria da facilitação de vistos.

As receitas adicionais geradas por esses turistas podem atingir entre 6 e 11 mil milhões de euros. Registaram-se progressos a nível mundial, mas muitas oportunidades carecem ainda de melhoria, nomeadamente através da maximização da utilização das novas tecnologias.

Publicado em Destinos nos temas , .