Ilha de Boracay vai reabrir parcialmente ao turismo em Outubro

Praia na ilha de Boracay nas Filipinas antes de ter sido fechadaA ilha de Boracay não vai abrir totalmente, informou a secretária do departamento de turismo das Filipinas, Bernadette Romulo-Puyat. A reabertura será parcial e com apenas 3.000 de um total de cerca dos 15.000 quartos dos hotéis instalados na ilha. A data de reabertura prevista é a 26 de Outubro.

“Acho que deve ser uma abertura suave. Não é possível reabilitar uma ilha em seis meses. Tudo está no caminho certo, mas é preciso mais tempo”, disse Romulo-Puyat à CNN Filipinas.

Boracay foi completamente fechada durante 6 meses no dia 26 de Abril para uma limpeza geral e remodelações, depois de ter sido descrita como uma fossa pelo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte.

Romulo-Puyat e outras instituições do governo querem estabelecer um número máximo de turistas permitidos na ilha em simultâneo. “Não precisamos de ter muitas pessoas. Outros países, limitam o número de turistas que entram nas suas ilhas.” Esta questão deve ser discutida numa reunião entre as diversas entidades governamentais filipinas envolvidas neste projecto de recuperação de Boracay.

A Tailândia também tem tomado medidas semelhantes para minimizar o impacto ambiental pelo excesso de turistas. A ilha de Koh Tachai que era muito popular entre os turistas estrangeiros e tailandeses foi encerrada por tempo indeterminado desde 15 de Outubro de 2016.

Publicado em Destinos nos temas .