As cidades de Valência em Espanha e Bordéus em França foram as escolhidas para serem as capitais Europeias do Turismo Inteligente em 2022.
Em 2022 a Capital Europeia do Turismo Inteligente celebrará a terceira edição da competição. Esta iniciativa criada em 2018 pela União Europeia recompensa as cidades europeias por práticas de turismo notáveis, inovadoras e sustentáveis.
As candidaturas foram avaliadas primeiro por um painel de especialistas independentes. Na segunda etapa, até sete cidades pré-selecionadas foram convidadas a apresentar a candidatura da sua cidade perante um Júri Europeu. O júri europeu selecionou dois vencedores.
Um total de 30 candidaturas de 16 países diferentes enviaram iniciativas, incluindo Bordéus (França), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Florença (Itália), Valência e Palma de Maiorca (Espanha).
Gotemburgo e Málaga foram as capitais europeias do turismo inteligente em 2020, enquanto que Helsínquia e Lyon ganharam a competição inaugural e, em conjunto, conquistaram os títulos em 2019. Devido à pandemia, em 2021, esta iniciativa não se realizou.