Michael O’Leary da Ryanair já é mais rico que U2

Michael O’Leary o Presidente Executivo da Low Cost Ryanair tem uma fortuna avaliada em 755 milhões de euros em 2015 e é um dos mais ricos da Irlanda. O grupo musical U2 liderado por Bono encontra-se logo a seguir com menos 35 milhões de euros.

A fortuna de Michael O’Leary

Os últimos 12 meses foram espectaculares para este irlandês de 53 anos, cujos planos para reinventar a Companhia de Baixo Custo parecem estar a resultar e a atrair a classe média e empresarial. Neste período as acções subiram quase 45% e os seus 51 milhões de acções valem agora 485 milhões de euros. Só na última década ganhou perto de 52 milhões de euros em dividendos e taxas.

Segundo a lista publicada na noticia do Business Sunday Independent  tem a 18ª maior fortuna da Irlanda tendo subido 9 posições relativamente ao ano passado, colocando-se acima dos U2 que vêm logo a seguir e que desceram 5 posições.

A fortuna de Michael O'Leary da Ryanair

Por brincadeira O’Leary costumava responder às perguntas indiscretas dos jornalistas, dizendo que colocava todo o seu dinheiro na estação de correios em Mullingar.

Brincadeiras à parte, ao longo destes anos acumulou uma série de propriedades imobiliárias através do veiculo de investimentos Bradley Investments, que vão desde um edifício de escritórios em Mark Lane situado no distrito financeiro de Londres, um complexo industrial em Altrincham no norte da Inglaterra, uma casa na Raglan Road em Dublin avaliada em 9,4M€ em 2007 e uma mansão em Gigginstown.

Como se não bastasse o seu sucesso no sector da aviação, durante o festival de Cheltenham no ano passado, venceu 4 corridas de cavalos no dia da final arrecadando um chorudo prémio.

Outros fundadores da Ryanair

Na mesma lista e na posição 23ª aparecem os filhos de Tony Ryan, um dos co-fundadores da Ryanair. Tony Ryan esteve envolvido na Companhia Aérea até ter vendido toda a sua posição no valor de 260 milhões de euros em 2004. Tony viria a falecer em Outubro de 2007 de cancro no pâncreas.

O filho Declan Ryan de 51 anos parece seguir as pisadas do seu pai e tem replicado com sucesso o modelo de negócio Low Cost noutras partes do Mundo como:

  • Tiger Airways com sede em Singapura;
  • Allegiant Air nos Estados Unidos;
  • Viva Aerobus da qual detém 46%.
Publicado em Notícias nos temas , , .