Primeiro Hotel gerido por robots

Vai abrir no Japão o primeiro hotel gerido por robots. Abertura prevista para Julho em Nagasaki, cerca de 90% do pessoal não é humano.

Vai abrir no Japão o primeiro hotel gerido por robots

O hotel vai chamar-se Hen-Na, que quer dizer Estranho em Japonês. Vai ficar instalado no Parque Temático Huis Ten Bosch na cidade que foi fundada por navegadores portugueses no fim do século XVI.

A unidade hoteleira instalada num edifício de 2 andares tem abertura prevista para 17 de Julho com o slogan “Um Compromisso para a evolução“.

Os funcionários autómatos terão um aspecto humano e vão exercer funções de recepcionista, porteiro, limpeza de quartos e outros serviços de forma a reduzir custos e assegurar o conforto dos hospedes. Para complementar ou corrigir as inadaptações destas máquinas o hotel terá 10 funcionários normais.

Uma das tecnologias incorporadas será o reconhecimento facial para que os clientes não precisem de chaves para entrar nas suas habitações.

Segundo o presidente do promotor do projecto Este será o hotel mais eficiente do Mundo. Nesta primeira fase vai ser inaugurado o primeiro edifício com 72 quartos e no próximo ano abrirá um segundo que permitirá duplicar o número de camas. O quarto individual custa 7000 ienes (52 euros) e o duplo 9000 ienes (67€), mas durante a época alta pode atingir os ¥14,000 (105 euros).

O parque temático é uma réplica de antigos edifícios históricos holandeses que pretende levar até ao Japão a Holanda.

Se o projecto tiver sucesso deverá ser replicado noutros hotéis do mesmo promotor.

Esta não é a primeira vez que esta indústria turística faz usos de robots, numa unidade Aloft em Cupertino (Califórnia, Estados Unidos) que pertence à cadeia Starwood um autómato de nome Alo é usado como mordomo recepcionista.

Publicado em Hotéis nos temas .