Seoul Air outra companhia de baixo custo da Asiana Airlines

Como não chegava uma, a Asiana Airlines decidiu criar uma segunda companhia de baixo custo. A Seoul Air ficará com as rotas internacionais mais curtas e menos rentáveis.

A intenção arrasta-se desde o ano passado mas tem sido travada pelos accionistas do grupo que tentam defender a já existente Companhia Low Cost Air Busan. Mas finalmente a decisão está tomada e vai nascer mais uma empresa de aviação na Coreia do Sul.

Os seus accionistas ficaram convencidos com a tendência mundial em que companhias tradicionais na Ásia como a Singapore Airlines e a All Nippon Airways têm criado filiais de baixo custo num mercado cada vez mais concorrencial.

O nascimento da Seoul Air

De acordo com a noticia do The Korea Herald deverá demorar um ano até que o primeiro voo da Companhia descole, inicia-se agora o processo de organização da estrutura, recrutamento e compra dos aviões.

Low Cost Seoul Air da Asiana

A Seoul Air irá operar somente rotas internacionais, não fará qualquer voo doméstico.

A casa-mãe Asiana Airlines ainda nem sequer fez o pedido formal da licença de transporte aéreo ao Ministério Coreano do Território, Infra-estruturas e Transportes. Em Fevereiro de 2015 a Asiana anunciou a encomenda de 25 aviões ao grupo Airbus no valor de 2.8 biliões de dólares.

As companhias aéreas coreanas transportaram em 2014 8.1 milhões de passageiros a que corresponde uma subida anual de 11% tendo as companhias de baixo custo sido responsáveis por 23.3% do tráfego de passageiros.

A irmã Air Busan

A Air Busan é detida a 46% pela Asiana e não deverá fazer concorrência à sua irmã mais nova pois opera essencialmente em rotas de e para a Cidade Metropolitana de Busan.  Esta é a 2ª maior cidade da Coreia com 3,7 milhões de habitantes e um importante centro industrial, comercial e cultural.

Actualmente a Busan enfrenta a concorrência local de mais 3 operadoras no segmento de preços baixos:

  • Jin Air;
  • Eastar Jet;
  • T’way Air.
Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .