Air India põe 130 Assistentes em terra por excesso de peso

A Companhia Aérea Air India está a avançar com planos para colocar em terra 130 assistentes de bordo, na sua maioria do sexo feminino, consideradas por ter excesso de peso, uma medida fortemente contestada por especialistas em aviação e por todas as Associações de Tripulação de cabine da Índia.

A transportadora aérea estatal pediu durante o ano passado a 600 assistentes de bordo para perderem peso no prazo de seis meses após uma decisão do regulador aéreo, a Direcção Geral da Aviação Civil da Índia.

Os funcionários/as em questão foram classificados como “temporariamente inaptos” para funções aéreas, e foi-lhes pedido que perdessem peso sobre vigilância médica das equipes de saúde da Companhia.

Um porta-voz da Air India afirmou: “Cerca de 130 deles falharam a reavaliação. Estamos agora a declará-los definitivamente inaptos para o seu trabalho como assistentes de voo. Serão alocados em funções de terra nos aeroportos.

Logo da Companhia Aérea Air India

Todos os assistentes de bordo foram avaliados com base no índice de massa corporal (IMC), que calcula o peso ideal para altura de uma pessoa, na sequência da directiva do regulador da aviação indiano.

As Associações Profissionais dos Tripulantes consideram a medida imatura, misóginia e sexista, ignorando outros parâmetros, como o desempenho, experiência e profissionalismo.

Uma das Associações disse em nota de imprensa: “Qualquer membro da indústria pode atestar que os assistentes da Air India são dos melhores, principalmente por causa de sua longa experiência. Seguir esta orientação e levá-la à letra é inaceitável”.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .