Alemanha fica com 14 aeroportos gregos privatizados por Tsipras

A agência de notícias grega AMNA está a noticiar que foi assinado e publicado pelo Governo Grego de Tsipras o acordo de venda de 14 aeroportos ao consórcio alemão Fraport-Slentel. O negócio foi fechado por 1.23 mil milhões de euros e fazia parte das condições do novo resgate financeiro ao país.

Depois de ter chegado ao Governo, Tsipras tinha paralisado a privatização para tentar fazer alterações dos termos das propostas. No entanto em Abril teve de voltar atrás nas suas reivindicações.

Onde ficam os 14 Aeroportos da Grécia privatizados pelo Governo Tsipras

Fraport é uma empresa que gere, entre outros, o aeroporto de Frankfurt na Alemanha e passará também agora a gerir as infraestruturas aeroportuárias helénicas de:

  • Salónia, a 2ª maior cidade da Grécia;
  • Kavala no noroeste e Aktion no oeste da parte continental do país;
  • Corfú e Zante, ilhas do mar Jónico;
  • Chania e Kefalonia na ilha de Creta;
  • Rodes, Kos, Samos, Mitilene, Mikonos, Santorini e Skiathos, ilhas do mar Egeu.

Condições da privatização aos alemães da Fraport

Fraport passa a explorar 14 aeroportos na Grécia

A operação de privatização prevê um plano de investimento de 330 milhões de euros para os próximos 4 anos, e 1.4 mil milhões nos próximos 40 anos. O Vice-Primeiro Ministro Yanis Dragasakis e os ministros Giorgos Stathakis (Economia), Euclides Tsakalotos (Finanças) e Panos Skurletis (Energia) assinaram a resolução que não introduziu qualquer alteração relativa às condições do concurso que foram previstas no ano passado.

Publicado em Notícias nos temas , .