Museu Louvre Abu Dhabi abre ao público no dia 11 de Novembro

Anúncio da inauguração do Museu Louvre Abu DhabiApós vários anos de atrasos, o Museu Louvre Abu Dhabi anunciou que abrirá as suas portas ao público no dia 11 de Novembro.

Localizado em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, o arquitecto francês Jean Nouvel, premiado Pritzker, criou uma cidade museu (medina árabe) sob uma vasta cúpula prateada. É o primeiro museu deste tipo no mundo árabe: um museu universal que se concentra em partilhar histórias humanas ao longo de diversas civilizações e culturas.

Os festejos da inauguração vão incluir uma série de programas públicos, incluindo simpósios, performances, concertos, dança e artes visuais por reconhecidos artistas contemporâneos e clássicos. O Louvre Paris tem sido durante muitos anos o museu mais visitado Mundo, se a filial de Abu Dhabi seguir as pisadas deverá tornar-se um caso de sucesso.

Os visitantes podem caminhar pelos passeios com vista para o mar sob a cúpula de 180 metros do museu, composto por quase 8 mil estrelas metálicas, configuradas num complexo padrão geométrico. Quando os raios de sol atravessam a cúpula, criam uma chuva de luz, lembrando as palmeiras sobrepostas nos oásis dos Emirados Árabes Unidos.

Em exibição no Museu do Louvre Abu Dhabi estará uma importante colecção de obras de arte, peças e empréstimos dos melhores museus da França, que abrangem a totalidade da existência humana: desde objectos pré-históricos a obras de arte contemporâneas, destacando temas e ideias universais e marcando o abandono da museografia tradicional.

Dotado de um projecto científico e cultural inovador que combina a experiência de 13 museus e instituições francesas dirigidos pela Agence France-Muséums, o Louvre Abu Dhabi irá certamente oferecer aos visitantes uma experiência única: uma nova viagem através de grandes obras de arte de diferentes civilizações, espelhado para revelar a nossa humanidade comum.

Nas galerias, serão apresentadas importantes obras de arte emprestadas de 13 principais museus em França. Destaca-se o La Belle Ferronnière de Leonardo da Vinci (1452-1519) (sob empréstimo do musée du Louvre); Auto-retrato de Vincent van Gogh (1853-1890) (musée d’Orsay et de l’Orangerie); um saleiro de marfim raro do Império Benin (musée du quai Branly – Jacques Chirac); um Globo de Vincenzo Coronelli (1650-1718) da Biblioteca Nacional de França; e um par de navios gui (Musée national des arts asiatiques Guimet).

O acordo intergovernamental inclui o empréstimo do nome do Museu do Louvre por 30 anos e seis meses, exposições temporárias por 15 anos e empréstimos de obras de arte por dez anos. Os bilhetes de entrada para o museu custarão 60 AED (cerca de 14 euros) para admissão geral e 30 AED para idades entre 13 e 22, bem como profissionais de educação dos Emirados Árabes Unidos.

Publicado em Destinos nos temas .