Turistas Europeus já não precisam de Visto para 8 países das Caraíbas

Os cidadãos da Europa que pertencem ao espaço Schengen já não precisam de visto turístico para visitar a Comunidade da Dominica, Granada, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago nas Caraíbas e Samoa, Timor-Leste e Vanuatu no Pacifico. Os nacionais destes países também podem entrar na União Europeia livremente desde que por período limitado.

Dimitris Avramopoulos (Comissário Europeu da Cidadania e Assuntos Internos) e Zanda Kalnina-Lukasevica (Secretária de Estado para os Assuntos da União Europeia da Letónia, que detém a presidência rotativa da Comunidade) assinaram esta semana os acordos recíprocos com os 8 países atrás mencionados que vão permitir a livre movimentação de pessoas para estâncias curtas.

Estes acordos já estão a ser aplicados provisoriamente até à sua ratificação final, portanto, os cidadãos desses países podem viajar agora sem visto para a UE em estadias até 90 dias (em qualquer período de 180 dias). O mesmo se aplica aos cidadãos da UE que viajam para esses países. A isenção da obrigação de visto para os nacionais desses países foi proposta pela Comissão em 2012.
Logo União Europeia
A isenção de visto não se aplica ao Reino Unido e Irlanda, que não fazem parte do espaço Schengen.
Se necessitar de obter mais informações pode contactar directamente a Comissão Europeia através de:

  • Natasha Bertaud – Telefone: +32 229 67456;
  • Milica Petrovic – Telefone: +32 229 63020.
Publicado em Destinos nos temas , , .