Grande Muralha da China e Muralha de Adriano fazem acordo turístico

Muralha de Adriano fez 30 anos que é Património MundialUma colaboração turística inédita foi assinada entre as duas muralhas mais famosas do mundo. A Grande Muralha da China juntou-se à Muralha de Adriano do Reino Unido para explorarem formas de impulsionar o turismo e partilharem conhecimentos.

Foi assinado um Memorando de Entendimento formal entre a Historic England (Comissão para os Edifícios e Monumentos Históricos Ingleses) e a Academia Chinesa de Património Cultural. A muralha de Adriano também é designada de muralha romana e era uma defesa fortificada que protegia a província Britannia do Império Romano, foi declarada Património da Humanidade em 1987.

“Representantes dos dois lugares do património mundial trabalharão juntos para examinar os desafios e as oportunidades de gestão de grandes e complexos vestígios arqueológicos e explorar o potencial crescimento do turismo em ambos os países”, disse o ministro do Património, John Glen. “Esta colaboração faz parte das relações entre o Reino Unido e a China e é um exemplo perfeito do significado global do património e como ele pode ser usado para fortalecer as nossas parcerias internacionais”.

Por coincidência, ambas as muralhas tornaram-se locais do Património Mundial no mesmo ano, em 1987. Este é “o início formal de um relacionamento”, disse Humphrey Welfare, presidente do Conselho do Património Mundial da Muralha de Adriano, que falou em seminários na China sobre conservação e gestão do Muro.

O Memorandum de Entendimento irá organizar actividades destinadas a aumentar o envolvimento público e a consciencialização sobre as duas muralhas, que incluirão eventos em Newcastle e na Grande Muralha da China em 2018.

Publicado em Destinos nos temas , , .