A companhia aérea low cost Norwegian apresentou a sua 11ª aeronave dedicada a uma reconhecida personalidade da História e Artes de Espanha, neste caso a filósofa, pensadora e ensaísta de Málaga, María Zambrano (Vélez-Málaga, 1904 – Madrid, 1991).
O avião que levará a figura de María Zambrano será um novo Boeing 737 MAX8, com 189 assentos. A montagem da imagem da filósofa da Andaluzia, que está a ser preparada há vários meses, ocorrerá no hangar da Norwegian em Oslo durante a próxima temporada de Verão.
A imagem desta reconhecida personagem foi fornecida pela Fundação María Zambrano, que colaborou desinteressadamente no acervo documental do projecto. É uma imagem tirada entre 1928 e 1930, durante o estágio universitário do filósofa em Madrid. Pode conhecer mais María Zambrano no site da sua Fundação em www.fundacionmariazambrano.org
María Zambrano pertence a uma geração de mulheres extraordinárias que assumiram e exigiram uma mudança radical na cultura ocidental no século XX. O prestígio de María Zambrano tem crescido nos últimos anos, tanto em Espanha quanto na América Latina e na Europa. Prova disso são as últimas edições e traduções do seu trabalho, bem como os numerosos congressos e estudos de pesquisa dedicados ao seu pensamento. Nesse sentido, María Zambrano já faz parte da história universal da cultura.
Com Zambrano, já existem 109 personagens da História, Artes e Ciências dos países nórdicos, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Argentina, França e Espanha, homenageadas pela Norwegian. Destes, onze são espanhóis ou relacionados com a História da Espanha: além de Zambrano, os navegadores Cristóvão Colombo e Juan Sebastian Elcano; advogada e política Clara Campoamor; Prêmio Nobel de Medicina Santiago Ramón y Cajal; os autores Miguel de Cervantes, Gloria Fuertes, Rosalía de Castro e Benito Pérez Galdós; o pintor Joan Miró pintado na cauda de 2 aviões e o músico Paco de Lucía.