A companhia aérea low cost Norwegian vai dedicar dois aviões ao artista catalão Joan Miró (Barcelona 1893 – Palma 1983), um dos pintores mais influentes do século XX.
O primeiro dos dois aviões é um Boeing 787-9 Dreamliner, com 341 assentos, o modelo que a Norwegian usa para as suas rotas intercontinentais. Esta aeronave, cujo número de registro é o G-CKOG, será atribuído à frota da subsidiária britânica do Grupo, a Norwegian Air UK. A imagem de Joan Miró está a ser pintada na fábrica da Boeing em Seattle e será entregue durante a primeira quinzena de Fevereiro.
O segundo avião é um Boeing 737-8, com 186 assentos, o modelo que a companhia de baixo custo utiliza nas suas rotas de curta e média distância. A imagem de Joan Miró será instalada nas oficinas da Norwegian em Oslo durante a primavera de 2018.
Joan Miró é o primeiro pintor não-escandinavo a ser homenageado numa aeronave Norwegian. Outros artistas honrados pela empresa são os pintores noruegueses Edvard Munch e Oda Krohg, o escultor – também norueguês – Gustav Vigeland ou os pintores suecos John Bauer e Carl Larsson.
A imagem utilizada na decoração do avião foi obtida graças à colaboração desinteressada do Successió Miró, entidade formada pelos herdeiros do artista e que administra os direitos das suas obras. É uma imagem do artista, realizada em Palma de Maiorca por volta do ano de 1955.
No total, 105 personagens das Artes, Ciências e História dos países nórdicos, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Argentina e Espanha decoram neste momento os lemes da frota Norwegian, incluindo os espanhóis Cervantes e a poeta Gloria Fuertes. Pode consultar [AQUI] uma lista com muitos dos heróis que voam nas caudas desta companhia.