Companhia aérea russa Aeroflot tem uma raça própria de cães farejadores

Dois cães da raça Shalaika da AeroflotA companhia aérea Aeroflot apresentou a sua própria raça Shalaika de cães farejadores à comunidade canina na Exposição Internacional de Cães Eurasia 2019, organizada pela Federação Cininológica Russa, que certificou a raça Shalaika no final do ano passado.

Os manipuladores de cães da Aeroflot apresentaram os cães e mostraram vídeos sobre o processo de treinamento, bem como o recente desenvolvimento da companhia – o sistema de monitorização olfactivo. Os cães demonstraram as suas habilidades, encontrando objectos com substâncias explosivas dentro.

Encontrar explosivos é o objectivo fundamental dos Shalaikas. Todos os dias, policias e cães patrulham o aeroporto e inspeccionam os aviões para garantir a segurança. Devido ao seu olfacto apurado, os cães farejadores Shalaika provaram ser muito mais confiáveis ​​do que qualquer tipo de equipamento desenvolvido para detectar explosivos.

O serviço canino do departamento de segurança da Aeroflot foi estabelecido em 2001 e hoje emprega 29 manipuladores de cães e 55 cães. A raça Shalaika foi desenvolvida por Klim Sulimov, um reconhecido biólogo russo, que há muito tempo trabalha com o departamento de segurança da Aeroflot.

É um híbrido chacal-cão originário de um cruzamento inicial de um pastor-finlandês-da-lapônia e um Chacal-dourado. Os Shalaikas são pequenos e ágeis, permitindo-lhes mover-se livremente em espaços confinados, como a cabine da aeronave e os seus compartimentos.

Com base nos sucessos do seu serviço de cães, a Aeroflot introduziu a monitorização olfactiva – um sistema de hardware e software que inclui equipamentos especiais para cães para ajudar a identificar a natureza das substâncias que eles detectam e transmitir informações para o computador de um operador.

A monitorização olfactiva também permite a análise remota de um ambiente aéreo. Ele é usado para inspeccionar áreas que não são facilmente acessíveis, mesmo para os cães – contentores de carga e compartimentos técnicos de aeronaves. Usando equipamentos especiais, a equipa de segurança recolhe amostras de ar e envia-as para o laboratório para análise posterior.

O aguçado senso de olfacto de Shalaikas permite que eles detectem as mais ténues aromas de substâncias potencialmente perigosas nos filtros através dos quais as amostras de ar são bombeadas.

A marca Olfactory Monitoring foi registada na Rússia e noutros 7 países: EUA, República Checa, Azerbaijão, Uzbequistão, Reino Unido, Alemanha e Japão.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .