Lufthansa suspende voos para Caracas na Venezuela em Junho

2a320lufthansa6368A Lufthansa é a companhia aérea que se segue a suspender os voos para Caracas. A transportadora alemã informou no sábado dia 28 de Maio que irá suspender temporariamente as ligações para a Venezuela a partir de Junho devido às dificuldades económicas que o país atravessa e aos problemas em converter a moeda local Bolívar em dólares. Depois da retirada da American Airlines, Gol Linhas Aéreas e às reduções das frequências de muitas outras companhias aéreas europeias, bem como o avolumar de prejuízos da TAP, Iberia e Air Europa, a Lufthansa indicou a supressão dos voos acrescentando no entanto que não tem planos para encerrar a rota e o escritório em Caracas.

Praticamente todas as Companhias aéreas internacionais a operar na Venezuela têm durante anos lutado para repatriar milhões de dólares em receitas mantidas na moeda Bolívar, devido aos controles de câmbio, levando muitas delas a limitarem os seus serviços e exigirem que os passageiros paguem as passagens aéreas em dólares.

Lamentamos profundamente que, por estas razões, nós seremos forçados a suspender o nosso serviço entre Caracas e Frankfurt a partir de 18 de Junho“, escreveu a empresa num comunicado, lembrando que a procura de voos internacionais para a capital Venezuelana caiu em 2015 e no primeiro trimestre de 2016.

Em Março, a American Airlines avançou com o fim da rota directa Nova Iorque-Caracas devido à baixa ocupação dos voos. A Venezuela debate-se com uma forte recessão económica, uma hiper-inflação e uma crescente instabilidade politica e social, devido essencialmente, ao baixo preço de uma das suas principais fontes de receitas, o petróleo.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .