Ryanair preve queda de 15% nas tarifas nos próximos 2 anos

Em entrevista a um jornal francês Michael O’Leary da Companhia Aérea Low Cost prevê que as tarifas aéreas da Ryanair ainda desçam 10 a 15% nos próximos 2 anos a manterem-se as condições actuais.

Porque afirmou que fez poupar 10 biliões de euros por ano aos consumidores europeus?
O cálculo é simples: o custo médio do nosso bilhete de avião é 46€ quando a média nos voos de curta duração na Europa é de 170 euros. Cada passageiro Ryanair tem portanto, um potencial de poupança de 120 euros. Como transportamos 90 milhões de passageiros no ano passado, é fácil obter este resultado. Comparando com a Air France cujo preço médio da passagem aérea é cerca de 300 de euros, a poupança é ainda maior. Falo, naturalmente de voos operados nos dias em que seus tripulantes não estão em greve!

Irónico como sempre, Michael O’Leary respondeu ainda a mais algumas perguntas na noticia 729656 do Le Journal Du Dimanche:

Para ter bilhetes a 46 euros em média tem que cortar custos em algum lugar, certo?
Como pode um supermercado que vende papel higiénico ter um preço, e a três quarteirões de distância, venderem a metade do preço? É tudo uma questão de volume. Recebemos no ano passado 800 milhões de lucro. Bilhetes com preço mais elevado nunca foram uma garantia de mais segurança.

Ryanair desce preços em 15% nos próximos 2 anos

Os preços das tarifas aéreas da Ryanair podem descer ainda mais?
Absolutamente, de 10 a 15%, pelo menos durante os próximos dois anos. Em 2016, devemos ter como preço médio 40€. Este é o resultado da queda dos preços do petróleo que vamos passar para as passagens aéreas. Também continuamos a aumentar o número de passageiros transportados e a reduzir os nossos custos. As nossas novas aeronaves são equipadas com motores que consomem, em média, 18% menos combustível. Elas também têm mais capacidade permitindo transportar mais passageiros. E da parte dos aeroportos, podemos continuar a obter melhores taxas aeroportuárias negociando com as infraestruturas que se querem desenvolver.

Como você vê o mercado europeu daqui a cinco anos?
Como hoje: Ryanair em 1º lugar, segundo para EasyJet e Lufthansa, IAG (grupo British Airways e Iberia) e Air France em último. A única mudança é que estes três terão uma proporção significativa de seu capital detido por empresas do Golfo, como é o caso do grupo IAG em que a Qatar Airways tem 10% desde o inicio do ano.

Publicado em Low Cost nos temas , .