O grupo hoteleiro Louvre (LHG), com sede em França, adquiriu a cadeia hoteleira indiana Sarovar, que já no inicio deste ano tinha sido cobiçada pelo grupo Wyndham (WHG). No mês de Outubro surgiu a primeira noticia de que a Louvre estaria em negociações com a Sarovar, para depois em Novembro surgir novamente o interesse da Wyndham.
O grupo hoteleiro Louvre acabou por sair vencedor nesta corrida pela compra da Sarovar que detém 73 hotéis no seu portefólio, a maioria sob contrato de gestão. O LHG é detido pela empresa Jin Jiang International, um dos maiores conglomerados de viagens e turismo da China.
A compra só será formalmente anunciada nos primeiros dias de Janeiro, mas já estará assinado um acordo de compra de acções com a Louvre Hotels, constituindo a primeira vez em que um grupo chinês investe no mercado hoteleiro da Índia.
Louvre é um dos grandes grupos hoteleiros na indústria global da hospitalidade e tem mais de 1.100 hotéis com uma capacidade total acima de 97.000 quartos em 51 países. Dispõe de 6 marcas que operam em segmentos que vão de uma estrela a cinco estrelas: Première Classe, Campanile, Kyriad, Tulip Inn, Golden Tulip e Royal Tulip.
O negócio é vantajoso para a Louvre pois a Sarovar Hotels explora alguns hotéis que pertencem ao portfólio Carlson com as marcas Park Inn, Park Plaza e Radisson. O grupo Carlson também foi adquirido por outra empresa chinesa, o grupo turístico HNA, e existem rumores de que esta seria uma das razões pelas quais o negócio pendeu para o lado da Louvre.