Lisboa tem as taxas hoteleiras mais baixas da Europa, segundo a Kayak

Painel de azulejos da cidade de Lisboa vista do rio TejoUm número cada vez maior de cidades e regiões da Europa estão a aplicar taxas de turismo aos viajantes que passam a noite nos seus alojamentos, embora com grandes diferenças no valor cobrado dependendo dos destinos turísticos. No topo da lista das que mais cobram aparece a Bélgica e Itália e no fundo da tabela Portugal.

Num dos grandes destinos turísticos da Europa, Espanha, as únicas duas Comunidades Autónomas a cobrar um imposto turístico são a Catalunha e as Ilhas Baleares de Maiorca, Menorca e Ibiza, e estão entre as regiões menos caras. Para uma estadia de uma semana num hotel de 5 estrelas na Catalunha, o visitante será obrigado a pagar até 17.75 euros, enquanto que nas Ilhas Baleares este valor é de cerca de 14 euros.

Bruxelas e Roma têm as taxas mais elevadas da Europa 

De acordo com as estatísticas recolhidas pelo Kayak, a Bélgica e a Itália são os destinos turísticos com os mais altos impostos turísticos. Os viajantes que decidem visitar Bruxelas são obrigados a pagar cerca de 42, 56 ou 70 euros para uma estadia de sete noites num hotel de 3, 4 ou 5 estrelas, respectivamente.

No caso da Itália, a capital Roma está na liderança com um imposto máximo de 49 euros para as mesmas sete noites de estadia. Seguem-se Florença, Veneza e Milão, com uma média de 35 euros. Salvo no caso de Veneza, onde apenas os primeiros 5 dias são cobrados, no resto das cidades da Itália, o imposto é cobrado durante os primeiros dez dias.

Lisboa é a cidade que menos cobra

Outras capitais europeias, como a da Holanda, Alemanha e Áustria, calculam o imposto de acordo com o custo do quarto do hotel e não de acordo com a categoria do estabelecimento. Nessas cidades, as percentagens atingem 6% em Amesterdão, 5% em Berlim e 3.2% em Viena.

Paris, por sua vez, cobra até 20.10 euros para uma estadia de sete noites num hotel 5 estrelas, sendo que a taxa do imposto diminui com a categoria do hotel. Lisboa é, sem dúvida, o destino com a taxa turística mais baixa nos alojamentos. Cada turista é obrigado a pagar um euro por noite, independentemente da categoria do hotel no qual está hospedado.

Islândia quer taxar turistas para os manter afastados

A Islândia esta a estudar o uso dos impostos turísticos para tentar evitar o turismo massificado. O ministro do turismo da Islândia anunciou recentemente a implementação de um novo imposto que deve controlar o número de visitantes que chegam ao país e aumentar as receitas.

A Islândia está a tentar lutar contra o crescimento incontrolável do turismo há anos. O país que tem cerca de 320.000 habitantes recebeu 566.000 visitantes, enquanto que em 2020 estima que terá de lidar com 2 milhões de turistas. A beleza das suas paisagens, o baixo valor da moeda nacional e a popularidade da série Guerra dos Tronos são algumas das razões apontadas pelo forte crescimento turístico.

Publicado em Hotéis nos temas .