A nova companhia aérea nacional da Itália, ITA Airways, realizou os seus primeiros voos inaugurais na sexta-feira dia 15 de Outubro de 2021 e revelou a sua marca e logotipo, reciclando o vermelho, branco e verde das suas origens Alitalia, enquanto tenta traçar um novo futuro concorrendo com companhias aéreas de baixo custo.
A ITA, Itália Transporte Aéreo, foi lançada oficialmente depois da falida Alitalia ter feito os seus últimos voos na noite do dia 14 de Outubro de 2021, encerrando uma história de 74 anos, após uma série de crises financeiras nos últimos anos.
Diversos protestos e greves marcaram a morte formal da Alitalia, porque a muito menor ITA Airways irá contratar apenas cerca de um quarto dos mais de 10.000 funcionários da extinta transportadora. As negociações com os sindicatos estão a decorrer.
A ITA pagou 90 milhões de euros pelos direitos da marca e do site da Alitalia, mas a nova companhia aérea terá o seu próprio site e um novo programa de passageiro frequente, denominado “Volare”.
O primeiro voo da ITA foi às 6h20 do dia 15 de Outubro, do aeroporto Linate de Milão para a cidade italiana de Bari, no Mar Adriático. Ao todo, a ITA voa para 44 destinos e pretende aumentar esse número para 74 em quatro anos.
Entre as suas rotas, planeia operar voos para Nova Iorque a partir de Milão e Roma, e para Tóquio, Boston e Miami a partir de Roma. Os destinos europeus de Roma e do aeroporto Linate de Milão também incluirão Paris, Londres, Amsterdão, Bruxelas, Genebra e Frankfurt. Também estão a planear rotas para a América do Sul e Los Angeles.
Os aviões da ITA serão azuis royal com a marca registrada “tricolore” da Alitalia na cauda, refletindo o vermelho, branco e verde da bandeira italiana. As cores da seleção italiana de futebol são azuis, e os responsáveis da empresa disseram na sexta-feira que o esquema de cores escolhido para a nova aeronave visa tornar a ITA “azzurri,” – o apelido do selecção de futebol italiana.
Por enquanto, a nova aeronave Airbus azul existe apenas em anúncios, com a velha frota branca da Alitalia a cruzar os céus.
As autoridades não divulgaram eventuais parcerias com outras companhias aéreas. Anteriormente, a Alitalia foi membro da aliança SkyTeam, que incluía Delta, Air France e KLM, entre outras transportadoras.
A ITA Airways tem 52 aviões que, segundo ela, crescerão para 105 no mesmo período e está apontando para aeronaves de última geração que usam fontes alternativas de combustível sustentáveis.
A empresa foi lançada com 2.800 funcionários – 70% deles da Alitalia – e disse que espera aumentar o tamanho de sua força de trabalho para 5.750 até 2025.