Alitalia entra em insolvência mas inaugura voos entre Roma e Malé

Comunicado de insolvência da Alitalia em InglêsO Conselho de Administração da Alitalia, reunido após a assembleia geral, reconheceu a grave situação económico-financeira da Companhia Aérea, da indisponibilidade dos accionistas para refinanciamento e da impossibilidade de encontrar num curto espaço de tempo uma alternativa, tendo decidido por unanimidade, avançar para Amministrazione straordinaria (administração extraordinária).

Em conformidade com a lei italiana, a Administração extraordinária é um processo de insolvência de uma grande empresa comercial.

A assembleia de accionistas da Alitalia registou com profundo pesar o resultado do referendo entre os trabalhadores. O voto negativo determinou a incapacidade de implementar o relançamento e reestruturação da Companhia.

Os accionistas italianos e a Etihad que detém 49% da Alitalia tinham apresentado um plano de reestruturação que incluía uma redução dos custos estruturais, dos quais dois terços não estavam relacionados com os custos da mão-de-obra e comprometeram-se a recapitalizar e financiar o plano com 2 mil milhões de euros. Este compromisso foi sujeito a um acordo com os sindicatos, que foi rejeitado pelos trabalhadores em referendo.

Alitalia continua a operar normalmente e inaugura rota Roma – Malé

A partir de 31 de Outubro, a Alitalia lançará os seus primeiros voos directos regulares entre a Itália e as Maldivas. O novo serviço com 3 frequências por semana entre Roma e Malé funcionará durante todo o Inverno até 24 de Março de 2018. A decisão de lançar este novo serviço foi tomada para satisfazer a procura crescente de voos entre os dois países, especialmente durante o período de Inverno.

A nova rota é o quinto destino de longo curso lançado pela Alitalia desde o ano passado – depois de Santiago do Chile, Cidade do México, Pequim e Havana – e representa um investimento importante que reforça a presença da Alitalia nas principais rotas turísticas de e para o Oceano Índico.

Os voos partem de Roma Fiumicino à terças-feira, sexta-feira e sábado às 21h45 e chegam a Malé às 11h05 (hora local) no dia seguinte. O voo de regresso descola da capital das Maldivas todas as quartas-feiras, sábados e domingos às 13h10 (horário local) e aterra na capital de Itália às 19h30.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .