Ilha do Dragão-de-Komodo fecha para turistas a partir de Janeiro de 2020

Um dragão de KomodoA ilha de Komodo na Indonésia, vai fechar para os turistas a partir de Janeiro de 2020, para permitir que o habitat seja restabelecido e garantir o equilíbrio do ecossistema de forma a haver alimentos vivos suficientes para os famosos lagartos carnívoros da ilha.

O governo da província de East Nusa Tenggara disse que a administração do Parque Nacional quer devolver a ilha à sua condição selvagem e mantê-la o mais natural possível, enquanto irá desenvolver a infra-estrutura necessária para receber futuros visitantes.

Estes estranhos lagartos, conhecidos como dragões de Komodo, estão entre os animais mais emblemáticos do mundo, mas que só se encontram em cinco pequenas ilhas no Parque Nacional de Komodo.

As ilhas, incluindo Rinca e Padar, vão permanecer abertas aos visitantes. Como Komodo é a que recebe o maior número de grupos de turistas, ainda não está claro como é que esta decisão dirá afectar o número de visitantes da região.

As autoridades locais planeavam o encerramento da ilha nos últimos dois anos devido ao aumento descontrolado de visitantes, que começou a ter efeitos negativos no habitat.

A decisão final foi a recente prisão de contrabandistas que supostamente roubaram 41 dragões de Komodo. Alega-se que os venderam a compradores internacionais por US $35.000 para cada dragão.

Existem cerca de 5.700 dragões que vivem em estado selvagem de acordo com a UNESCO, todos eles dentro do Parque Nacional. A região recebe cerca de 150.000 visitantes por ano.

Publicado em Destinos nos temas .