Icónico Hotel Grosvenor House em Londres vendido ao Qatar

Pátio do Hotel Grosvenor House em Londres (Marriott)O Grupo Sahara da Índia disse ao Supremo Tribunal do país que estava perto de um acordo para vender o hotel Grosvenor House em Londres ao estado do Qatar. O Sahara é um conglomerado financeiro que comprou o hotel no bairro majestoso de Mayfair (Londres) em 2010 por 620 milhões de euros. O hotel é actualmente operado pela Marriott International Inc.

Se a venda do hotel Grosvenor House for concretizada com sucesso, o valor encaixado deverá ser usado para pagar parte da fiança de 1.4 mil milhões de euros que o tribunal estabeleceu para um dos fundadores da empresa Sahara, Subrata Roy, que encontra-se preso há quase dois anos.

Subrata Roy foi acusado pelo tribunal por supostamente não ter pago 370 biliões de rupias, cerca de 5 mil milhões de euros, a obrigacionistas na Índia. O regulador do mercado de capitais do país acusou duas empresas do grupo Sahara de ter levantado o dinheiro através de uma colocação privada ilegal de títulos, e pediu a Sahara para reembolsar o valor aos investidores. O grupo Sahara negou as acusações do governo, e afirmou que já pagou a maior parte do dinheiro em dívida aos investidores.

O grupo também está em negociações para refinanciar empréstimos em dois hotéis de Nova Iorque, o Dream Hotel Downtown e o The Plaza, sobre os quais detém participações maioritárias.

A carteira de hotéis do emirado do Qatar em todo o mundo continua a crescer. Em 2015, comprou o Claridge, Berkeley e o Connaught, todos localizados em Londres.

Publicado em Hotéis nos temas .