Da hepatite ao dengue: as doenças mais comuns das viagens e países

Ilustração de um mosquitoOs países com maior probabilidade de apanhar doenças durante uma viagem são a Índia, a Indonésia, o Quénia, o Peru e a Tailândia com surtos recorrentes que incluem a Febre Tifóide e a Hepatite A.

As seguradoras de seguros de viagem médicos GetGoing estudaram as doenças de viagem mais comuns e o custo médio deste tipo de ocorrências nos destinos de férias mais populares. Mais de 216 milhões de pessoas contraíram o mortal vírus da malária em todo o mundo, enquanto a diarreia afectou 30% dos viajantes.

Muitos de nós passamos a maior parte do ano ansiosos por uma viagem, seja a escolher o local de férias ou finalmente a viajar. O lado infeliz das férias pode ser apanhar uma das muitas doenças que existem em vários dos destinos mais populares.

A GetGoing, seguradora de viagens, estudou as diferentes doenças que podem afectar os turistas e os países que representam a maior ameaça aos turistas. O seu estudo centra-se em 12 dos países mais perigosos, bem como algumas dicas úteis sobre como se manter seguro durante a sua estadia.

Os países com mais doenças de turistas em todo o mundo

Índia – Sendo o segundo país mais populoso do mundo, a Índia é conhecida pela Delhi Belly, conhecida mais formalmente como diarreia dos viajantes. Outras doenças a merecerem atenção incluem a febre tifóide e hepatite A, devido à falta de saneamento.

Quénia – Este país do leste de África tem sido um destino turístico há várias décadas, mas está incluído na lista de perigos para até cinco doenças relacionadas com viagens. O Quénia está entre as nações mais arriscadas para viajar por causa da malária, dengue, febre tifóide, hepatite A e diarreia de viajantes.

Tailândia – Um destino imperdível para a maioria dos viajantes, a Tailândia é famosa pelas suas praias e cultura. O valor médio de um sinistro de seguro nesta parte do Sudeste Asiático é de 820 euros aproximadamente, com a Diarreia dos Viajantes, a ser a doença mais comum para turistas.

Peru – Assim como Machu Picchu e os Andes, o Peru é o mais arriscado de toda a América do Sul e é um foco de doenças como a dengue e a febre tifóide. Comparado a muitos outros, tem um baixo número de turistas por ano, mas é um destino para se estar alerta.

Indonésia – O custo médio de uma reivindicação na Indonésia foi o mais baixo no estudo da GetGoing, com 247 euros, mas os viajantes devem estar cientes de que a região representa uma ameaça em termos de doenças como a hepatite A.

Como se transmitem as doenças?

Alimentos Contaminados – Todos os viajantes gostam de experimentar novos sabores e gastronomias diferentes, mas comida é uma das principais fontes de doenças, como a diarreia dos viajantes, que afecta 20-40% dos turistas. Seja louça suja, comida mal cozida ou não lavada, tenha cuidado com o que come noutro  país.

Saneamento inexistente ou fraco – Locais onde há falta de água limpa, esgotos e toiletes a céu aberto são focos de bactérias e parasitas. Evite água da torneira e gelo nas suas bebidas para evitar doenças nos países mais arriscados.

Picadas de insectos – A OMS estima que o mosquito é o animal mais mortífero, provocando mais de 1 milhão de mortes por ano. Os viajantes devem tomar medidas quando viajam para zonas com malária e dengue.

Dicas para se manter saudável e seguro

Antes de viajar, não deixe de visitar o seu médico para garantir que tem as vacinas necessárias e também para descobrir se precisa de outros medicamentos antes de ir para um determinado país específico.

Faça uma lista de repelentes que podem ser aplicados no seu quarto ou aplicados na pele antes de ir para um eventual destino de férias com mosquitos potencialmente perigosos.

Levar comprimidos para o enjoo ou problemas de altitude se tiver sido prescrito para usá-los pelo seu médico ou se você já experimentou estas doenças no passado.

Certifique-se que bebe água de garrafas seladas, e evite gelo para não apanhar doenças transmitidas pela água.

Publicado em Destinos nos temas , , .