O Hard Rock International revelou planos para abrir em 2020 um novo hotel ao lado do famoso Checkpoint Charlie, onde outrora estava o muro de Berlim, e é hoje uma das mais importantes atracções turísticas da cidade, no bairro Mitte. O Hard Rock Hotel Berlin Checkpoint Charlie vai ter 372 quartos e reflectir o passado musical da zona e a animação actual.
O Hotel Hard Rock Berlin Checkpoint Charlie vai fazer parte de um grande projecto multi-usos actualmente a ser desenvolvido pelo Grupo Trockland que engloba dois terrenos com cerca de 1 hectare no Checkpoint Charlie. O projecto multiusos incluirá:
- Lojas comerciais;
- Escritórios;
- Residências de Habitação;
- Espaço de exposição comemorativa da história e simbolismo do Checkpoint Charlie e do Muro de Berlim.
Com um legado criativo inigualável, Berlim tem influenciado algumas das maiores músicas já produzidas até hoje e inspirou lendas do rock como David Bowie, U2, Ramones e Scorpions, só para citar alguns exemplos.
Foi a revolução rock e cultura punk que serviram como um catalisador para ajudar Berlim a abrir-se ao mundo e solidificar o seu lugar como um centro universal de cultura e artes.
A arquitectura e design do edifício vai prestar homenagem à música e eventos que moldaram a sua localização única. O hotel integrará objectos preciosos da história musical e apresentará concertos ao vivo, celebrando o futuro da cidade e do património cultural inesquecível.
Como é um hotel feito de raiz, o projecto dá a oportunidade de desenvolver um design próprio e inovador. Uma das peças da colecção de mais de 80.000 objectos do Hard Rock International e que fará parte do próprio edifício é uma pedaço original do Muro de Berlim que está actualmente localizado em Orlando na Florida. Esta peça histórica vai fazer uma viagem de 7.725 km e retornar à sua casa, para fazer parte integrante do design do hotel.
Personalidades e músicos conhecidos serão convidados a inscrever pensamentos e frases que reflectem a história, cultura e significado especial do local. Além disso, os hóspedes do hotel também serão recebidos ao som do órgão Hammond C3 de Britannia Row Studios, que foi usado pelos Pink Floyd para gravar o álbum The Wall.