Estadias em França descem 1.7% por causa dos atentados de Paris

Torre Eiffel Paris com 6.917.000 visitas em 2015Em França, no quarto trimestre de 2015, o número de turistas em alojamentos turísticos, expresso em noites, desceu 1.7% em relação ao mesmo período de 2014. Depois de três trimestres consecutivos de crescimento, o declínio é resultante dos efeitos dos atentados de 13 de Novembro em Paris e Saint-Denis. As estadias diminuíram principalmente devido a clientes estrangeiros. No total durante o 4º trimestre o Instituto Nacional de Estatística Francês contabilizou 54.3 milhões de noites.

Decréscimo considerável na zona de Paris

Enquanto o quarto trimestre tinha começado com um crescimento em linha com os trimestres anteriores, os ataques de 13 de Novembro interromperam essa dinâmica na área de Paris. Nos hotéis, a presença de turistas teve uma queda de 6.8% no total e mais acentuada nos clientes estrangeiros (-9.8%). Noutro tipo de alojamentos, a queda é ainda mais acentuada: a descida total foi de -12.2%, impulsionada pela queda de 36.6% dos viajantes estrangeiros.

O declínio é maior em Dezembro do que em Novembro, para o qual a frequência diminuiu apenas na segunda quinzena do mês.

As noites em hotéis diminuem

A ocupação dos hotéis diminuiu no quarto trimestre (-1.3% face ao ano anterior, após + 3.3%). As dormidas dos clientes estrangeiros esteve em baixa acentuada (-5.7% depois de + 4.2%). Este declínio afectou principalmente a área de Paris. Nas províncias, no entanto, o número de turistas resistiu e manteve-se estável.

A taxa de ocupação dos quartos diminuiu numa base anual em 1.7 pontos percentuais para se situar em 53.3%, devido ao declínio acentuado na sua comercialização, associada a um ligeiro aumento da capacidade oferecida.

Houve 41.3 milhões de dormidas nos hotéis franceses em todos os tipo de categorias.

Publicado em Destinos nos temas , .