Gastronomia de Phuket integra lista das cidades Criativas Unesco

Prato com camarões tipico da ilha de Phuket na TailândiaPhuket, mais conhecida pelas suas belas praia, ganhou mais uma distinção, a inclusão na lista das Cidades Criativas da UNESCO pelas suas qualidades gastronómicas. Esta ilha no mar de Andaman é o segundo destino mais importante da Tailândia depois de Bangkok, e foi classificada como uma das 47 cidades de 33 países como novos membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A classificação é efectuada de acordo com 7 campos criativos (artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes multimédia e música).

A maior ilha da Tailândia, muitas vezes apelidada como a “Pérola do Andaman“, Phuket é famosa no mundo inteiro pelas suas praias, mergulho, e outros desportos e actividades sub-aquáticas.
O forte aumento de ligações aéreas oferece agora acesso directo a partir de muitas partes da Ásia que procuram escapadelas de férias pela sua proximidade, como Singapura, Indonésia, Malásia e Índia.

Em 2014, o número de visitantes em Phuket totalizou quase 12 milhões de turistas, cerca de 70% de estrangeiros e 30% de Tailandeses, gerando uma receita turística aproximada de 6 mil milhões de euros.

Mr. Yuthasak Supasorn, governador da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) disse: “Phuket deixou de ser apenas um resort de praia. Tornou-se um destino de férias completo com uma ampla gama de atrações culturais e instalações para convenções. Ser reconhecido pela organização cultural mais importante das Nações Unidas pela sua criatividade culinária é uma mais-valia.”

Ele acrescentou: “Phuket já é mundialmente famosa por seus frutos do mar. E a promoção de cozinha tailandesa é uma das principais prioridades da TAT, porque é uma parte indispensável da experiência de viagem e turismo.”

Lançado em 2004 a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que agora compreende 116 membros,  tem por objectivo promover a cooperação internacional entre as cidades empenhadas em investir na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e a vitalidade cultural.

Idanha-a-Nova na categoria de música e Óbidos na categoria da Literatura também integraram a lista das 47 cidades distinguidas pela Unesco em Novembro de 2015.

 

Publicado em Destinos nos temas .