A partir do dia 9 de Janeiro a companhia norte-americana United Airlines vai interromper aquele que é o único voo regular entre a Irlanda do Norte e os Estados Unidos. A desistência da rota Belfast – Nova Iorque Newark ocorre alguns meses depois de ter sido negociada uma verba de apoio à companhia aérea no valor de 9 milhões de Libras pelo Governo da Irlanda do Norte para a Delta manter a ligação.
O Aeroporto Internacional de Belfast afirmou que a United estava de saída porque a Comissão Europeia bloqueou o financiamento, já que as ajudas estatais às companhias aéreas estão proibidas dentro da UE.
Entretanto a United abriu 3 novas rotas para Lisboa, Barcelona e Atenas.
O director-geral do aeroporto, Graham Keddie, disse no twitter que a UE eram uns inúteis burocratas sem rosto.
Our response. Am absolutely spitting useless faceless EU bureaucrats https://t.co/boPAPV8e49 @EU_Commission
— Graham Keddie (@grahamck63) 4 de novembro de 2016
“Trabalhamos incansavelmente para salvaguardar o serviço, mas Bruxelas teve uma visão diferente, acreditando que o pacote de apoio prometido à United era uma vantagem injusta sobre os serviços de outros destinos”, disse ele. “O processo decisório da UE não faz sentido, é tendencioso e injusto e resultou na perda deste serviço”.
No entanto, a United disse que tomou a decisão de cortar a rota devido ao seu fraco desempenho financeiro. O último voo de Belfast será no dia 9 de Janeiro.
A companhia aérea norte-americana disse que os clientes com reserva para os voos após essa data serão contactados e devolvido o pagamento ou em alternativa realocados noutros voos com escala.