Desde 15 de Março Peruanos não precisam de visto na UE

Mapa dos 26 países do Espaço Schengen na EuropaA partir de 15 de Março, os cidadãos do Peru já não precisam de Visto para viajarem nos países da União Europeia que pertencem ao espaço Schengen. A medida abrange as viagens inferiores a 90 dias efectuadas para qualquer um dos 26 países pertencentes a este tratado na Europa. Findo o prazo os visitantes devem retornar ao Peru e ficam impossibilitados de tornar a viajar sem visto por 6 meses.

Foi o próprio Presidente do Peru, Ollanta Humala, que acompanhada pela Ministra das Relações Exteriores, Ana María Sánchez, anunciou a novidade, dizendo: “A partir de terça-feira dia 15 acabaram-se as longas filas de madrugada para para solicitar um visto para a Europa“.

E acrescentou: “Com este acordo o nosso país torna-se um parceiro de confiança e seguro para os europeus. Os Países da Comunidade valorizaram o nosso esforço e já não somos considerados um risco. Isto constitui uma janela de oportunidade que devemos aproveitar, pois coloca o Peru numa posição de vanguarda na promoção de livre circulação de pessoas em diferentes regiões do mundo”.

Actualmente, o Espaço Schengen integra 26 países europeus:

  • 22 dos quais são Estados‑Membros da União Europeia como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa e Suécia;
  • Islândia;
  • Listenstaine;
  • Noruega;
  • Suíça.

O presidente peruano vai estar presente na Bélgica para participar da cerimónia protocolar em que será assinado o acordo entre o Peru e os representantes do espaço Schengen.

Publicado em Destinos nos temas , .