A sede dos norte-americanos em viajarem até Cuba está a ter um impacto que poucos analistas turísticos previram. A ilha está a ficar com o stock de cerveja esgotado e parte da culpa está a ser colocada ao número crescente de turistas dos Estados Unidos da América. A procura está a ser tão grande que as cervejeiras cubanas estão a ser incapazes de garantir a oferta da bebida.
A principal cervejaria do país, Bucanero, que é uma joint-venture entre o governo cubano e a canadiana Anheuser-Busch, disse que terá que importar três milhões de caixas de cerveja Dominica para cobrir a procura no curto prazo.
A Cerveceria Bucanero S.A. (CBSA) é uma empresa de produção de cervejas cubanas. Foi fundada a 2 de Maio de 1997 pela parceria entre a sociedade de alimentos Corporación Alimentaria S.A. e uma filial canadiana do grupo Anheuser-Busch InBev. A Bucanero está sediada na capital Havana, mas a fábrica está localizada na cidade cubana de Holguín devido à melhor qualidade da água. São os maiores distribuidores de cerveja da ilha com uma produção anual de cerca de 1,.5 milhões de hectolitros.
A empresa cervejeira Bucanero produz quatro marcas de cerveja cubanas:
- Cristal;
- Cacique;
- Mayabe;
- Bucanero.
Mayle Gonzalez, especialista em marketing da agência de notícias estatal cubana ACN disse: “A retoma das relações diplomáticas entre os Estados Unidos da América e Cuba provocou um boom no sector privado dos hotéis, bares, cafés e restaurantes, e a única solução é a construção de uma nova fábrica de cerveja”
Desde que os americanos tiveram permisão para viajarem até Cuba o número de viajantes dos Estados Unidos subiu 77%, enquanto as chegadas de turistas globais subiram 17% para um recorde de 3.5 milhões no ano passado. “Nós temos que construir uma nova fábrica para cobrir essas necessidades da economia”, disse Gonzalez.