Os passageiros que voam de e para os aeroportos de Londres Heathrow e Gatwick estão a ser avisados para esperar alguns atrasos, pelo menos, nos próximos 10 dias, e provavelmente durante as próximas três semanas, devido à actualização do seu sistema de controle de tráfego aéreo.
A partir do dia 4 de Abril, a National Air Traffic Services (NATS) do Reino Unido está a acabar com o papel que foi usado nos últimos 40 anos para registar as informações de voo, como direcção, velocidade e altitude de cada aeronave, para um sistema digital mais eficiente conhecido como EXCDS.
Já foi concluída 2 das 5 transições planeadas para o EXCDS, afectando as chegadas e partidas ao norte de Londres, incluindo as aeronaves com destino aos aeroportos de Heathrow, Luton, Stansted e London City. Agora, nas próximas semanas, a NATS irá concentrar-se no espaço aéreo Sul e Sudeste de Londres, incluindo as movimentadas rotas de acesso a Heathrow e Gatwick.
O responsável do NATS no controlo aéreo londrino, Peter Dawson, descreveu este processo como a transição mais desafiadora em termos do possível impacto sobre os passageiros, acrescentando que alguns atrasos e interrupções eram inevitáveis.
Num comunicado no seu site, o aeroporto de Gatwick alertou os passageiros para os possíveis atrasos durante quase três semanas. “Alguns vôos podem sofrer atrasos entre 4 de Abril e 24 de Abril devido à implementação do ECXDS da NATS que visa a actualização dos sistemas para Londres e para o centro de controle aéreo. Este trabalho terá impacto em vários aeroportos do sul da Inglaterra.”