O Aeroporto de Londres Gatwick está a aconselhar os passageiros da British Airways, easyJet e da Virgin Atlantic a verificarem através de qual terminal vão viajar, uma vez que se prepara para deslocar estas grandes companhias aéreas a partir de 24 de Janeiro. A British Airways irá para o Terminal Sul de Gatwick, a Virgin Atlantic irá para o Terminal Norte e a easyJet – que actualmente opera em ambos os terminais – consolidará a sua operação no Terminal Norte.
A deslocalização destas companhias aéreas simplificará a viagem através do aeroporto para os passageiros, e os viajantes irão beneficiar de novas instalações, incluindo tecnologia de ponta no check-in, segurança e imigração, bem como novas zonas de entrega de bagagem e salas VIP.
A sinalização em todo o aeroporto vai ser alterada para mostrar o caminho correcto e 70 auxiliares adicionais estarão prontos para ajudar os passageiros a encontrarem a direcção certa. A primeira alteração a ser realizada é a da easyJet, que, a partir de terça-feira, 24 de Janeiro, operará inteiramente a partir do Terminal Norte. No dia seguinte todos os voos da British Airways serão a partir do Terminal Sul e todos os voos da Virgin Atlantic a partir de sua nova casa no Terminal Norte.
Nos bastidores, o aeroporto de Londres Gatwick tem estado ocupado a preparar-se para as mudanças, com um complexo programa de trabalho que se estende ao longo de toda a infra-estrutura aeroportuária, desde as áreas de check-in até às salas de briefing da tripulação e bases de engenharia.
Os movimentos foram escalonados ao longo de um período de 72 horas, para garantir uma transição perfeita, com todas as três companhias aéreas a operarem um programa de voo reduzido para simplificar o processo. Houve também 37 ensaios para testar cada elemento das operações das companhias aéreas nos seus novos terminais, provando que estão prontas para a mudança.