Autoridades norte-americanas encerram Uber da Aviação

Mulher Piloto no serviço Flytenow, estilo Uber aereoOs serviços de partilha de voos, ao estilo Uber, utilizando pilotos privados, foi declarado ilegal por um tribunal de Washington DC, defendendo um acórdão anterior. O tribunal rejeitou o apelo da empresa Flytenow contra uma anterior decisão da Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA) que afirmava que os pilotos que operavam esses serviços deviam ter licenças comerciais. (Foto da Flytenow)

Flytenow.com permitia que os passageiros encontrassem pilotos privados para voarem em rotas específicas para os levar aos destinos pretendidos. Também disponibilizava serviços turísticos e de aventura.

Locais como Monterey Bay, Napa Valley, Lake Tahoe, San Francisco ou Boston eram já algumas das rotas muito utilizadas.

Ao rejeitar o apelo da empresa, o painel de juízes disse: “Os reguladores têm boas razões para distinguir entre os pilotos que estão licenciados para oferecer serviços ao público e aqueles que não estão, como outros tribunais já o reconheceram.”

E acrescentaram dizendo que era de facto perigoso que os passageiros contratassem pilotos que na realidade não tinham experiência e credenciais de pilotos comerciais.

A Flytenow iniciou a sua actividade há mais dois anos para partilhar a alegria de voar, permitindo que os entusiastas da aviação e pilotos pudessem voando juntos.

Alan Guichard, Director financeiro e co-fundador da empresa, disse que a decisão do tribunal significa “Menos escolha para os consumidores e menos inovação na aviação em geral.”

Os seus fundadores escreveram publicamente: “Infelizmente, não temos outra alternativa senão fechar a Flytenow. No entanto, ainda estamos a lutar em conjunto com os pilotos para tentarmos encontrar uma solução. A nossa equipa jurídica no Instituto Goldwater está a analisar todas as opções e a ajudar-nos a introduzir um projecto de lei no Congresso.”

Outra empresa, a AirPooler, que prestava um serviço similar também já tinha anteriormente sido bloqueada pela FAA.

Publicado em Notícias nos temas , .