Angola vai ter passaporte electrónico no 1º Trimeste 2016

Logo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) Angola

Ângelo da Veiga Tavares, Ministro do Interior de Angola anunciou a introdução do passaporte electrónico para cidadãos angolanos. O início do documento electrónico deverá ocorrer durante o 1º Trimestre de 2016 no âmbito do quadro da modernização do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

José Paulino Cunha da Silva, Director do SME, declarou na reunião do Conselho Consultivo Alargado do Ministério do Interior, em Luanda, que as condições técnicas estão criadas e que existe a base legislativa, sendo agora necessário que seja aprovada. O processo de introdução está em fase avançada.

O e-passaporte angolano será um documento em papel e em formato electrónico contendo informação biométrica para ajudar a identificar os viajantes. O documento será identificado por um símbolo único, estabelecido internacionalmente e estampado na capa, para além de muitos outros elementos de controlo, como reconhecimento facial e impressão digital.

O passaporte electrónico já em utilização pelos Países da União Europeia é uma obrigação que deve ser cumprida por todos os países membros da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

Publicado em Angola nos temas .