Air China cancela voos para Pyongyang capital da Coreia do Norte

Rota da Air China entre Pequim e Pyongyang (Coreia do Norte)A companhia aérea Air China cancelou todos os voos entre Pequim e a capital da Coreia do Norte, Pyongyang. Ainda sem confirmação oficial se a suspensão é temporária ou definitiva, a última ligação foi efectuada no dia 20 de Novembro.

Um gestor da empresa não identificado disse a um jornal chinês no dia 21 que a decisão foi tomada tendo em conta o fraco desempenho da rota e os baixos resultados financeiros, já que os voos tinham poucos passageiros, acrescentando que no futuro se as condições de mercado se alterarem a companhia aérea poderia retomar a ligação. No site da Air China já não é possível efectuar marcações de Pequim para Pyongyang.

A Air China lançou a rota de Pequim para Pyongyang a 31 de Março de 2008, e na altura acreditava-se ser o único voo comercial internacional para a Coreia do Norte. Em Abril deste ano, a companhia aérea chinesa começou a reduzir oficialmente o número de voos.

Numa actualização no início deste mês, as mudanças no calendário da Air China mostram o serviço temporariamente suspenso a partir do dia 14 de Novembro, sem data de retoma. A reserva para a temporada de Verão que se efectuava sempre também foi removida. Nos dias 17 e 20 de Novembro a Air China operou 1 voo extra, levando personalidades chinesas de alto nível para uma visita de 4 dias à Coreia do Norte. Com base na publicação na rede social Weibo, o pessoal da Air China sediado em Pyongyang retornou a Pequim no mesmo avião com as personalidades chinesas.

No antigo horário, o voo CA121 partia de Pequim às 13h35 para aterrar às 15h50 no aeroporto Pyongyang Sunan. A ligação CA122 de regresso descolava da capital da Coreia do Norte às 16h50 para aterrar na China às 18h20.

Quem quiser fazer uma visita à Coreia do Norte, se tiver autorização para tal, resta-lhe a Air Koryo que tem sido considerada consecutivamente como a pior companhia aérea do Mundo, que também liga Pequim e Shenyang a Pyongyang. Em Março a Air Koryo começou a operar uma ligação charter com 2 voos por semana entre a capital norte-coreana e Dandong, uma cidade no nordeste da China.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .