A Edelweiss Air que pertence ao grupo Lufthansa, iniciou a 22 de Abril, precisamente no dia que fez 516 anos da descoberta do Brasil pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, ligações directas entre Zurique na Suíça e Rio de Janeiro com 2 voos por semana. Na sala de espera do portão de embarque D43 no aeroporto de Zurique no dia do voo inaugural houve direito a música com grupo de sambistas vestidos a rigor e os passageiros recebidos com uma caipirinha ou um cocktail tropical. No aeroporto Galeão do Rio de Janeiro a aeronave também teve direito ao tradicional arco de água referente ao baptismo da rota.
A Edelweiss Air fundada em Outubro de 1995 pelo ex-comandante da Swissair Niklaus Grob dedica-se a operações em destinos de férias. Na cerimónia de inauguração o CEO Bernd Bauer afrimou: “Na segunda-feira e sexta-feira a companhia aérea voa directamente para o Rio de Janeiro com as suas mundialmente famosas atracções como a praia de Copacabana, Pão de Açúcar, Corcovado e enorme estátua de Jesus.“
Com o primeiro voo para o Rio, a Edelweiss Air também inicia uma nova campanha publicitária. “Queremos contribuir com os nomes das aeronaves de lugares onde a Edelweiss cresceu para divulgar a Suíça em todo o mundo”, disse Bauer. Todas as aeronaves terão novos nomes de paisagens naturais típicas suíças conhecidas internacionalmente.
A aeronave que abriu a primeira viagem para o Rio de Janeiro foi um Airbus A300-300 de registro HB-JHR e nome Chäserrugg (nome de uma montanha suíça), está equipada com um tanque de combustível adicional na fuselagem que lhe permite efectuar mais de 11 horas de voo directo para o Rio com combustível suficiente. O novo avião foi entregue em Março à Edelweiss Air e vem equipado com um total de 316 assentos, incluindo 27 na Classe Executiva.