A Companhia Aérea Escandinava SAS tem estado em negociações com o sindicato de pilotos sueco (SPF) desde meados de Abril. Depois de uma greve dos pilotos que começou na sexta-feira, as partes chegaram a um acordo e a greve que já durava há 5 dias foi cancelada. Os pilotos irão retomar o trabalho e o tráfego aéreo deverá normalizar-se durante os próximos dias.
A greve provocou até ao dia 14 de Junho cerca de 1.000 voos cancelados e um total de 100.000 passageiros afectados pelo tráfego aéreo interrompido. Ainda é muito cedo para quantificar os efeitos financeiros da greve.
O novo acordo entre a SAS e a SPF terá efeitos retroactivos a partir do dia 1 de Abril de 2016 e é válido por um ano. A SAS também atingiu novos acordos com os sindicatos de pilotos noruegueses, e consequentemente, as negociações deste ano com os sindicatos dos pilotos estão concluídas.
“Tem sido um processo difícil e estamos aliviados que a greve tenha sido cancelada e que os nossos clientes possam efectuar os seus voos como o planeado. Lamento profundamente que muitos clientes tivessem sido afectados por esta greve”, disse Rickard Gustafson, presidente e CEO da SAS.
