A cobertura de rede móvel nas estações de metro de Nova Iorque vai estar disponível um ano antes do previsto, com todas as quatro operadoras AT&T, Sprint, T-Mobile e Verizon Wireless, presentes a partir de segunda-feira, 9 de Janeiro. O Wi-Fi foi instalado com dois anos de antecedência face ao projecto inicial. A entrega disponibilização desta funcionalidade foi devida à directiva do Governador Andrew M. Cuomo no início de 2016 para acelerar o projecto.
A Transit Wireless tem um acordo de longo prazo com o MTA (Autoridade de Transportes Metropolitana de Nova Iorque) para projectar, construir, operar e manter a conectividade móvel e Wi-Fi nas estações de metro subterrâneas. A empresa investiu acima de 300 milhões de dólares na infra-estrutura e vai partilhar as receitas obtidas através dos diversos serviços com o MTA.
“Ao trazermos o Wi-Fi e o serviço móvel subterrâneos antes do previsto, estamos a re-imaginar as nossas estações de metro para responderem às necessidades da próxima geração”, disse o governador Cuomo. “Este serviço vai melhorar a conectividade dos nova-iorquinos que estão em movimento e reformular a mais movimentada rede de transporte do país com vista ao futuro. Agradeço a todos os nossos parceiros.”
Este projecto é mais um passo na modernização dos transportes em Nova Iorque, depois da modernização da frota de Táxis que decorre desde há mais de um ano. As funcionalidades agora disponiveis envolveram a instalação de mais de 190Km de cabos de fibra óptica, 5 grandes estações que agregam todos os sinais de comunicação, 4.000 pontos de conexão de antenas, 5.000 pontos de acesso Wi-Fi e mais de 3.000 terminais Help Point, representado um investimento total de US$300 milhões sem risco para os contribuintes.
A nova linha Second Avenue Subway do Metro de Nova Iorque
Estes novos serviços representam um importante progresso no MTA e segue-se à inauguração do novo Second Avenue Subway, que inclui três novas estações de última geração, bem como uma nova entrada na estação já existente de Lexington e da 63rd Street. Esta é uma excelente noticia para os 61.8 milhões de turistas que a cidade espera receber após o recorde de Nova Iorque em 2016, com mais de 60 milhões de visitantes.
A Second Avenue Subway (abreviada como SAS) é uma linha de metro em Nova Iorque cuja primeira fase entrou em funcionamento no dia 1 de Janeiro de 2017 e que liga a Segunda Avenida ao Lado Este de Manhattan (East Side of Manhattan). Actualmente tem 3 novas estações entre a 6th Street e 63rd Street antes de se ligar ao resto da rede do metropolitano.