3 Companhias podem abandonar aeroporto de Londres City

Pista do aeroporto de Londres City no Reino UnidoTrês das maiores companhias aéreas que operam em Londres City ameaçaram abandonar o aeroporto se o novo proprietário decidir aumentar as taxas aeroportuárias para financiar o seu investimento. Os actuais proprietários do aeroporto, a empresa de investimento Global Infrastructure Partners (GIP), têm a infraestrutura à venda e estabeleceram um prazo até sexta-feira 19 de Fevereiro para as propostas finais e acredita-se que tenha atraído o interesse de cinco investidores.

As companhias aéreas British Airways, CityJet e Flybe, que juntas correspondem a 70% dos passageiros que utilizam o aeroporto London City, estão preocupadas que qualquer dos novos proprietários tenha a tentação de aumentar as taxas para cobrir o valor de 2 mil milhões de Libras que está a ser pedido na venda da infraestrutura aeroportuária. O aeroporto foi comprado pelo GIP há 10 anos por 750 milhões de Libras.

“Qualquer potencial novo proprietário para o Londres City deve não deve ter qualquer dúvida de que a British Airways pode mover os voos para outros lugares se decidir aumentar as taxas aeroportuárias para financiar o seu investimento”, disse um porta-voz da British Airways pertencente ao grupo IAG (International Airlines Group).

Um estudo encomendado pela BA e CityJet mostrou que as taxas são susceptíveis de subirem se o aeroporto for vendido ao preço pretendido.

Pat Byrne, presidente-executivo da CityJet disse que “Isto põe em causa a sustentabilidade a longo prazo das operações aéreas no Aeroporto London City”.

Willie Walsh, presidente executivo da BA afirmou que os 2 mil milhões de Libras é uma tolice, já que representa 44 vezes o lucro antes de impostos do aeroporto London City. “Os passageiros da BA não vão engolir os aumentos de tarifas para financiar investimentos irreais de um monopólio aeroportuário.”

Walsh disse ao FT que a companhia aérea não podia pagar qualquer aumento dos encargos em London City, onde responde por cerca de 40% dos passageiros.

Algumas partes interessadas no aeroporto são:

Publicado em Notícias nos temas , .