Em 2017 Paris continuou a ser a cidade mas desejada pelos viajantes

Panorâmica da cidade de Paris, a mais desejada em 2017O último Índice da Anholt-GfK que classifica as cidades como marcas, revela que Paris mantém a sua posição no topo. Pela quarta vez desde o início da pesquisa, os inquiridos em todo o Mundo consideram a capital francesa como a mais desejada, atingindo a mais alta classificação entre as 50 cidades analisadas.

As cidades australianas também apresentaram melhorias: Sydney superou Nova Iorque (4º) para ganhar um lugar nos três primeiros e Melbourne passa para o 7º lugar, superando Amesterdão (8ª) e Berlim (10º). Estas são algumas das revelações do Anholt-GfK City Brands Index (CBISM), um estudo bienal realizado em Setembro e Outubro de 2017.

O estudo avalia o poder e a atração da imagem de cada cidade, fornecendo uma perspectiva holística e detalhada baseada em seis dimensões-chave: Presença (status internacional actual da cidade); Lugar (aspecto físico ao ar livre e transporte); Pré-requisitos (requisitos básicos, como acomodações acessíveis e amenidades públicas); Pessoas (simpatia, diversidade cultural e sensação de segurança); Movida (coisas interessantes para fazer) e Potencial (as oportunidades económicas e educacionais disponíveis).

As cidades ocidentais dominam praticamente a metade superior da classificação, com Tóquio a ser das poucas não-ocidentais a marcar presença na metade superior do índice. Depois de sofrer um declínio de pontuação em 2013, Tóquio recuperou e aumentou a sua imagem nos dois estudos consecutivos de CBISM. Tóquio têm o maior ganho de pontuação de qualquer outra cidade (+1.79) no CBISM de 2017 para empatar na 11ª posição com Vancouver, superando Madrid, Barcelona, ​​Washington D.C., Toronto e Viena.

Olhando para as regiões do Médio Oriente e África do estudo, o Dubai é a única cidade dentro desta região que não fica atrás das outras. Dubai fica ligeiramente fora da metade superior (27º), com os factores de Presença (15º) e Lugar (16º) a contribuírem para impulsionar sua imagem. Embora Dubai seja a cidade dentro da região com a melhor reputação, Durban ganha o prémio da subida (+1.51), o que lhe permite superar o Cairo.

As 50 cidades analisadas no estudo foram:

  • Europa Ocidental: Amesterdão, Barcelona, Basileia, Berlim, Bruxelas, Dublin, Edimburgo, Genebra, Londres, Madrid, Munique, Paris, Roma e Estocolmo;
  • Europa Central/Leste: Istambul, Moscovo, Praga, Viena e Varsóvia;
  • Ásia-Pacífico: Auckland, Bangkok, Pequim, Hong Kong, Jacarta, Melbourne, Bombaim, Seul, Xangai, Singapura, Sydney e Tóquio;
  • América do Norte: Boston, Chicago, Dallas-Fort Worth, Los Angeles, Nova York, São Francisco, Toronto, Vancouver e Washington D.C.;
  • América Latina: Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro e Santiago do Chile;
  • Médio Oriente Médio/África: Cairo, Cidade do Cabo, Doha, Dubai, Durban e Joanesburgo.

As 10 primeiras classificadas por ordem de pontuação foram Paris, Londres, Sydney, Nova Iorque, Los Angeles, Roma, Melbourne, Amesterdão, São Francisco e Berlim.

O CBISM da Anholt-GfK é efectuado de dois em dois anos e para o estudo de 2017, foram realizadas 5.057 entrevistas em 10 países (Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Rússia, Coreia do Sul, Reino Unido e EUA), com pelo menos 500 entrevistas por país. A cidade de Paris vence pela 4ª vez como a cidade mais desejada, sendo também escolhida num outro estudo como a preferida por quem vai viajar para o estrangeiro pela primeira vez.

Publicado em Destinos nos temas .