A pequena cidade de Oakland no estado de Oregon nos Estados Unidos, pretende introduzir uma taxa hoteleira a ser paga pelos hóspedes por cada noite de estadia, à semelhança de muitas outras cidades por esse mundo fora, mas o caricato da situação é que não existe um único alojamento registado no município.
A Assembleia Municipal votou no sentido de impor uma taxa hoteleira equivalente a 8% do preço da estadia, no entanto não há hotéis ou motéis na sua jurisdição, nem há planos para abrir qualquer um nos tempos mais próximos.
A presidente da Câmara de Oakland, Bette Keehley, disse: “Actualmente não há alojamentos na nossa cidade. Mas nós decidimos legislar sobre isso antes de termos a necessidade disso”. Keeley acrescentou a um meio de informação local que existe apenas um aluguer turístico de um quarto, mas que estaria isento até que a Assembleia proponha regulamentos específicos para o aluguer do tipo Airbnb.
Se a portaria passar uma segunda votação no dia 2 de Janeiro, ela entrará em vigor 30 dias depois, mesmo que não gere um único dólar de receita. A cidade tem uma população com menos de 1.000 habitantes, mas possui um centro histórico cheio de lojas de antiguidades e curiosidades.
A cidade de Oakland está localizada perto de várias zonas vinícolas do Vale do Umpqua, mas está muito longe da auto-estrada para atrair cadeias de hotéis, explicou Keehley. Se eles saíssem da autoestrada, encontrariam uma pequena e bonita cidadezinha, acrescentou.