2015 extraordinariamente seguro para Companhias Aéreas

Números da segurança da aviação em 2015 (acidentes)Em termos de acidentes fatais, 2015 foi um ano extraordinariamente seguro para as Companhias Aéreas. Segundo o director da IATA, Tony Tyler, os dados da tendência a longo prazo mostram-nos que viajar de avião é cada vez mais seguro. Não houve nenhuma morte a registar durante 2015, envolvendo acidentes com aeronaves a jacto, quando em 2014 tinham sido registadas três e uma média de 6.4 nos últimos 5 anos.

No entanto nestas estatísticas não foram contabilizados as duas tragédias, classificadas como actos deliberados de interferência ilícita, que resultaram na morte de 374 passageiros e tripulantes, e que chocaram o Mundo durante o ano passado:

O ano de 2015 em termos de segurança aérea

De acordo com os dados da IATA, o ano passado apresentou os seguintes números:

  • Mais de 3.5 mil milhões de pessoas voaram com segurança em 37.6  milhões de voos divididos entre 31.4 milhões realizados em aeronaves a jacto e 6.2 milhões por turbo-hélice;
  • Registaram-se 136 mortes em comparação com as 641 mortes de 2014 e da média dos últimos cinco anos que foi de 504. Se incluirmos aqueles que perderam as suas vidas nos voos da Germanwings e Metrojet, o total foi de 510;
  • 68 acidentes (todos os tipos de aeronaves), abaixo dos 77 em 2014 e da média de cinco anos de 90;
  • Quatro acidentes fatais (todos os tipos de aeronaves) contra 12 em 2014 e a média de 17.6 dos últimos 5 anos;
  • Zero vitimas mortais em acidentes com aeronaves a jacto, 3 em 2014, quando em 2013 já tinha descido abruptamente;
  • Oito acidentes envolvendo aeronaves turboélice dos quais 4 foram fatais.

Embora não tenha havido mortes de passageiros em acidentes com aviões a jacto, houve duas ocorrência que resultaram na perda de vidas humanas:

  • Oito mortes em terra resultante de uma saída de pista de um avião de carga na República Democrática do Congo;
  • Um jacto de passageiros colidiu com uma pequena aeronave ambulância no Senegal. Os danos no avião de passageiros foi moderada e não houve feridos a bordo. Os destroços do aeronave ambulância não foram localizados, mas foram declaradas 7 mortes dos tripulantes a bordo.
Publicado em Companhia Aérea.