Wizz Air encomenda 20 Airbus A321XLR a pensar nos voos de longo curso

A companhia aérea low cost Wizz Air encomendou 20 aeronaves Airbus A321XLR que devem ser entregues entre 2023 e 2026. A finalização do pedido está sujeita à aprovação pelos accionistas da Wizz Air. Com esta encomenda a Wizz passa a ter um pedido de 276 aeronaves na Airbus.

Os A321XLR, que podem voar uma maior distância do que qualquer outro avião de pequeno porte, ampliarão o alcance da companhia aérea de baixo custo da Europa Central e de Leste, que opera voos a partir de Lisboa, Porto e Faro em Portugal.

Actualmente a Wizz Air opera em rotas de até seis horas de duração, sendo que com a nova aeronave permitirá que ela voe para destinos de até oito horas, incluindo os transatlânticos.

As novas aeronaves agora encomendadas terão 239 assentos, o mesmo número de lugares que o A321neo da companhia, podendo ser usados ​​na sua actual rede.

“O A321XLR é a aeronave mais económica do seu tipo e representa uma importante oportunidade para a Wizz Air expandir ainda mais a sua rede e conectar destinos no mapa WIZZ que estão actualmente fora de alcance, dada a maior capacidade de alcance da aeronave”, disse o CEO da companhia, Jozsef Varadi.

“Hoje, estamos a operar uma série de rotas de 5 a 6 horas com grande satisfação para os nossos clientes, o XLR ampliará o nosso valor e proposta de serviço em rotas de sete a oito horas de voo.”

Os custos operacionais mais baixos do A321XLR também vão aumentar a vantagem competitiva da Wizz Air afirmou Varadi, e estimularão a procura por viagens aéreas na Europa central e de Leste.

A Wizz Air não é a primeira companhia europeia Low Cost a aventurar-se no mercado de voos longo curso, onde já se encontra a Norwegian e a Eurowings, depois da Wow Air ter falido, e a promessa da Ryanair em ligar a Europa ao EUA por 10€ ainda não se ter concretizado.

Publicado em Low Cost nos temas .