A Viking anunciou que a antiga Astronauta da NASA, química e médica de urgências, Dra. Anna Fisher, será a madrinha do seu quinto navio oceânico, que estreará em Julho de 2018. O novo navio foi chamado Viking Orion em honra à constelação composta por estrelas muito brilhantes, e em homenagem as contribuições da Dra. Fisher para o projecto de veículo de exploração Orion da NASA.
O anúncio foi feito pela primeira vez pelo presidente da Viking, Torstein Hagen, durante uma conferência de imprensa na cidade de Nova Iorque comemorando a primeira atracagem em Manhattan do terceiro navio da empresa, Viking Sky.
O Viking Orion, alcançou um importante marco de construção na semana passada, quando o navio entrou em contacto com água pela primeira vez durante a cerimonia de flutuação no estaleiro Ancona da Fincantieri. A Dra. Fisher e 930 convidados, participaram da cerimonia e efectuaram várias tradições marítimas. O Viking Orion passará os itinerários de navegação do seu primeiro ano no Mediterrâneo, antes de se dirigir para a Ásia, a Austrália e o Alasca.
Quem é a Dra. Anna Fisher, madrinha do Viking Orion
Nascida em Nova Iorque e criada no sul da Califórnia, a Dra. Fisher possui licenciatura e mestrado em química, além de um diploma de Doutoramento em Medicina, da Universidade da Califórnia, Los Angeles. Seleccionada como astronauta em Janeiro de 1978, foi uma das 6 mulheres inicialmente aceites no Programa de Treino de Astronauta da NASA. A Dra. Fisher tornou-se a primeira mãe no espaço quando participou como especialista em missão no STS-51A a bordo do Space Shuttle Discovery, lançado a 8 de Novembro de 1984.
Durante sua carreira na NASA, que durou mais de três décadas, a Dra. Fisher contribuiu para três grandes iniciativas: o programa do vai-vem espacial, a Estação Espacial Internacional e Orion, a nova nave espacial exploratória da NASA. Antes de sua reforma em Abril de 2017, a Dra. Fisher também era a mais antiga astronauta americana no activo. Em comemoração à sua retirada, a Dra. Fisher navegou no itinerário do Viking Reno em Julho de 2017.
As características do 5º navio de cruzeiros oceânico da Viking
Os navios oceânicos da Viking têm uma tonelagem bruta de 47.800 toneladas, têm 465 cabines e acomodam 930 passageiros. O Viking Orion, anteriormente conhecido como Viking Spirit, é o quinto dos oito navios de cruzeiro oceânicos actualmente planeados para a frota. Até 2019, a Viking receberá o seu sexto navio espera tornar-se a maior linha de cruzeiros marítimos de navios pequenos. Dois navios adicionais estão encomendados para entrega em 2021 e 2022. A frota oceânica da Viking possui uma elegância discreta e um design moderno escandinavo.