O voo da airBaltic BT7843 com 109 passageiros a bordo entre Oslo na Noruega e Chania na ilha de Creta sofreu um atraso de 4 horas e 45 minutos depois da tripulação ter sido retirada da operação por ter chumbado nos testes de álcool com níveis superiores a 0.2g/l. Quatro dos 5 membros da tripulação foram sujeitos a exames médicos para determinar com precisão os seus níveis de álcool no sangue.
Voo airBaltic BT7843 sofre atraso por tripulação ter mais de 0.2g/l de álcool no sangue
O comunicado de imprensa da airBaltic ao voo BT7843 acrescenta: “A segurança é a nossa prioridade e a airBaltic está a efectuar um processo de investigação criterioso a esta situação. A Companhia tem várias níveis de controle para garantir a segurança de todos os voos e existem procedimentos para garantir potenciais erros humanos. A airBaltic suspendeu temporariamente a tripulação que envolve quatro membros até que a investigação seja concluída.
airBaltic agradece ao aeroporto e autoridades policiais norueguesas pela sua contribuição ao fazer cumprir os seus princípios de segurança.
airBaltic pede desculpas pelo transtorno e atraso causado aos nossos passageiros e reitera que tem tolerância zero para com os seus princípios de segurança, e logo que a investigação esteja concluída, irá avaliar as medidas de segurança adicionais em cooperação com as autoridades de aviação.”
Vídeo no Youtube das declarações do vice-presidente
Declarações de Janis Vanags, vice-presidente de Comunicações Corporativas acerca do incidente no #BT7843.