Tossa de Mar na Costa Brava em Girona (Catalunha)

Testemunho da nossa viagem a Tossa de Mar, uma localidade balnear na Costa Brava, província de Girona, Comunidade da Catalunha e que tem cerca de 6.000 habitantes, mas que na época de Verão vê este número aumentar drasticamente para 3 vezes mais.

Vista panoramica de Tossa de Mar (Girona)

Vista panorâmica

As praias desta cidade da Costa Brava

A praia Mar Menuda está localizada a norte de Tossa a poucos minutos a pé pelo passeio marítimo, é galardoada com bandeira azul e um local ideal para crianças pelas suas águas muito calmas. Com duches, wc, acesso para deficientes e nadador-salvador.

Praia Mar Menuda em Tossa de Mar

Praia Mar Menuda a norte

A Platja Gran é a principal e mais extensa com quase 400 metros em frente ao centro histórico e ostenta bandeira azul. É provavelmente o areal mais fotografado da Costa Brava pois o extremo sul é dominado pelo castelo e torre de menage.

Platja Gran em Tossa de Mar na Costa Brava

Platja Gran (Praia Grande)

A Platja d’es Codolar é uma praia de pescadores e encontra-se do lado oposto do cabo de Tossa, atrás das muralhas do castelo junto à zona antiga da cidade.

Platja Es Codolar junto aos Castelo de Tossa

Platja Es Codolar

O que visitar

A cidade tem muitos pontos de interesse histórico e culturais, o melhor será dirigir-se ao Posto de Turismo e pedir um roteiro. Aqui deixamos um resumo do mais importante a visitar:

  • Vila Vella, o único exemplo de uma cidade fortificada medieval do século XIV na costa da Catalunha. Bem conservada com as muralhas intactas e ameias por onde pode passear, quatro torres e três torres cilíndricas com parapeitos. O interior da Vila Vella é uma viagem a um passado remoto com paragem obrigatória na Casa do Governador, Hospital medieval, igreja românica, igreja gótica e casa Sant Drap;
  • Vila romana de Ametllers;
  • Igreja Paroquial de Sant Vicenç;
  • Hospital of Sant Miquel, agora Centro Cultural;
  • Casa Sans;
  • Farol de Tossa com Centro de Interpretação;
  • Bairro La Roqueta.

Vista do Castelo de Tossa

Curiosidades desta charmosa localidade de Girona

O pintor Marc Chagall baptizou-a como Paraíso azul aquando da sua estância em 1933 e 1934. Ainda hoje esta designação é utilizada como slogan nos cartazes turísticos desta charmosa localidade da Província de Girona.

O filme de 1951 Pandora and the Flying Dutchman foi rodado em Tossa de Mar que aparece com o nome Esperanza, cujos principais protagonistas são Ava Gardner e James Mason. A fama da actriz veio impulsionar o reconhecimento da localidade que lhe ergueu uma estátua de corpo inteiro situada no topo da Vila Vella.

É geminada com a Playa del Carmen no México.

Tossa de Mar foi a 1ª localidade em Espanha a declarar-se anti-touradas em 1990.

Vídeo de Tossa de Mar

Filme que realizamos e disponível no nosso canal netviagem no Youtube.

Localização na Catalunha

A melhor forma de chegar vindo de Barcelona é de automóvel pela autoestrada AP-7, sair no no 9A em direcção à estrada C-35 e sair no nó 94 em direcção a Tossa de Mar pela GI-681.

Saindo de Girona apanhe a C-35 até Llagostera, depois de passar esta localidade siga as indicações até entrar na estrada GI-681.

Também há autocarros expresso desde as principais cidades de Barcelona e Girona. Desde Lloret de Mar há barcos.

Publicado em Cidades nos temas , .